O roubo de veículos é a principal pedra no sapato da polícia de Ribeirão Preto. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que, de janeiro a julho deste ano, o número de ocorrências foi 61% maior do que no mesmo período do ano passado.

Para efeito de comparação, o total registrado até o mês passado é quase o mesmo do verificado entre janeiro e novembro de 2013. A cada dois dias, nove vítimas perdem o veículo mediante grave ameaça de criminosos.

Somando roubos e furtos, 2,7 mil veículos foram levados por criminosos até o mês passado. Apenas dois em cada cinco deles foram recuperados (40%). No ano passado, metade dos 2,3 mil tiveram comunicação oficial de retorno ao proprietário.

De acordo com as estatísticas da SSP, os crimes contra a vida (homicídios e latrocínios) tiveram queda este ano em relação ao anterior. Já os praticados contra o patrimônio (roubos e furtos) aumentaram.

A situação é semelhante na região do Deinter 3 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior). Excluindo Ribeirão Preto, os outros 92 municípios que compõem o departamento apresentaram aumento de 42% nos roubos a veículos entre janeiro e julho em comparação com o mesmo período do ano passado.

A CARSYSTEM está abrindo franquias nas principais cidades do Brasil, como é o caso de Ribeirão Preto, para possibilitar aos proprietários de veículos dessas regiões a mesma proteção que a empresa oferece em outras praças, desde 2001.

Fonte: Jornal a Cidade