O aumento dos furtos de veículos em várias cidades do Estado de São Paulo neste ano deverá provocar reajuste maior no valor dos seguros, segundo previsão do Sindicato dos Corretores de Seguros. Piracicaba, por exemplo bateu recordes de sinistros no período. O município registrou 173 crimes desta natureza em janeiro de 2015, número 69% maior que no mesmo mês de 2014, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo.

Os preços dos seguros no município tiveram crescimento de15% a 20% nos últimos três anos, mas em 2015 o percentual poderá ser maior. O diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, Carlos Alberto Caporali, afirma: “São analisados os números de veículos furtados, as marcas e as regiões onde ocorreram os crimes. Com tudo isso é feito um cálculo. O aumento do seguro fatalmente virá”.

O empresário Daves Aparecido Monis disse que já sentiu a elevação nos valores. “Ficou cerca de R$ 1 mil mais caro”, segundo ele. “É ruim de pagar, mas é pior ficar sem”, completou.

A CarSystem está lançando, em parceria com a Seguradora QBE, um  plano de rastreador com seguro para carros com valor entre 50 e 80 mil reais. O preço é fixo, baseado no preço de mercado do automóvel e não no índice de sinistros de cada modelo.