Definitivamente um inverno rigoroso não é amigo do automóvel, principalmente dos carros abastecidos com etanol. Por isso, o Blog da Carsystem apresenta cinco dicas valiosas para dar a partida do veículo sem preocupação.

Dicas
1. Procedimento em carros antigos
Geralmente os carros antigos não contam com injeção eletrônica, mas sim com carburador. Neste caso, o motorista deve puxar o afogador e pisar uma ou duas vezes no acelerador. Depois de fazer isso, vire a chave. Se não funcionar, espere uns dez segundos e tente novamente até que funcione.

2. Procedimento em carros novos – Os veículos mais novos são equipados com injeção eletrônica. Por isso, o procedimento é diferente e o motorista deve primeiro ligar a chave e esperar cinco segundos. Depois de fazer isso é que deve dar a partida no carro. Desta forma, não é preciso pisar no acelerador, já que a injeção eletrônica faz a regulagem do combustível sozinha, além de ajustar a temperatura do combustível.

3. Coloque gasolina no reservatório – Alguns modelos são equipados com o famoso tanquinho de combustível para partidas no inverno. Caso o seu carro tenha um destes, o procedimento é simples. Basta abastecer o reservatório com gasolina. Contudo, sempre utilize um combustível premium, já que a validade dele é maior, em alguns casos pode chegar até seis meses. Também não é preciso encher todo o tanque, pois a quantidade utilizada para dar a partida é bem pequena.

4. Não force a chave – Nunca force a partida se o carro não quiser pegar. Forçar a chave na ignição pode prejudicar a bateria e, também, danificar o motor de arranque, que pode queimar com essa forçação de barra. Neste caso, esperar o sol dar uma esquentada na lataria do veículo vai ser melhor, uma vez que não vai te causar prejuízo no bolso.

5. Fique atento com a bateria – Com a temperatura mais baixa a bateria fica com uma carga reduzida. Logo, com uma partida demorada você pode queimá-la facilmente. Por isso, espere o clima esquentar para ver se o problema é realmente a bateria. Caso persistir o problema é melhor levar o carro ao mecânico.

Carsystem – 30 de agosto de 2021

Quer ajuda para cotar?

Não importa se é veículo de passeio ou de trabalho. A gente valoriza a sua conquista tanto quanto você.