O golpe do falso mecânico é uma prática antiga utilizada por criminosos, que tem como alvo pessoas que não conhecem muito sobre mecânica. Esse tipo de golpe pode ocorrer na estrada quando algum motorista tem uma pane e um suposto mecânico oferece ajuda mas também em centros automotivos de forma aberta.  Desta forma, os golpistas cobram uma fortuna por reparos desnecessários no veículo ou criam problemas para que o proprietário gaste dinheiro à toa. E acredite: isso é muito comum em vários locais do país.

A vítima, que não conhece muito bem de mecânica, se assusta ao ouvir termos desconhecidos ou que o carro pode ficar parado na estrada por causa de um enorme vazamento de óleo, algum item queimado ou em vias de sofrer uma pane, ruídos na suspensão entre outros problemas. Alguns desses reparos são simples como a troca de um sensor, uma mangueira ou simplesmente uma peça que precisa de um aperto, serviços que podem ser feitos em alguns minutos.

Onde esse golpe acontece?
Para não cair na lábia dos golpistas, não aceite ajuda de estranhos em locais ermos, estacionamentos ou na estrada. Uma pessoa muito solícita pode ser um potencial criminoso disfarçado de bom samaritano. Se precisar de ajuda ligue para a sua proteção veicular, seguradora ou para uma pessoa conhecida. Também nunca forneça os dados do veículo, RG e CPF ou endereço para terceiros. Caso faça o contrário, o bandido pode utilizar essas informações para clonagem do carro ou fazer cadastros falsos com o seu nome.

Nas lojas e centros automotivos, um aumento do orçamento sem motivo, desconfiança do cliente ou mesmo uma pesquisa na internet são indícios claros de que os profissionais tentam criar problemas nos veículos de forma desonesta. 

O que fazer?
Infelizmente é muito difícil escapar destes golpes especialmente em uma estrada. O segredo para evitar esse problema é buscar um bom mecânico com a referência de amigos e conhecidos, um centro automotivo com boa reputação na internet e uma concessionária especializada na marca e modelo do seu carro. Ignorar a manutenção preventiva é fator-chave para que o motorista fique à mercê de golpistas e gaste dinheiro de forma desnecessária. 

Os carros modernos têm sinais claros de anomalias antes de deixarem de funcionar. Uma revisão básica e atenção podem contribuir para o uso constante do veículo sem sustos. 

Outro ponto importante é ter uma boa proteção veicular com assistência 24 horas como a da Carsystem, que tem preços a partir de R$ 1,99 por dia. Além disso, o rastreador veicular é instalado rapidamente nas lojas e sem nenhum custo adicional. Consulte os planos e contrate hoje mesmo a Carsystem. 

Carsystem 02 de maio de 2021

Quer ajuda para cotar?

Não importa se é veículo de passeio ou de trabalho. A gente valoriza a sua conquista tanto quanto você.