O mercado de carros usados está em alta no Brasil, pois os modelos zero quilômetro estão cada vez mais caros por falta de peças e insumos como aço e plástico. Com longas filas de espera na concessionária, os seminovos e usados ganham espaço. Mas antes de comprar um carro que já teve outros donos veja algumas dicas que são importantes para economizar e principalmente: fazer uma compra segura.

O Blog da Carsystem mostra para você quais cuidados são importantes na hora de comprar um carro usado. E lembre-se: proteja sua nova aquisição com os planos Carsystem que vão trazer tranquilidade, segurança por um preço justo e o cliente ainda pode parcelar em até 12 meses.

1 – Veja se o preço está correto – Antes de já sair fechando o negócio veja se o preço do carro está de acordo com o que é oferecido no mercado. Primeiro: decida qual carro você quer e pode pagar. Não se deixe levar pela ilusão de uma boa foto ou um veículo brilhando como novo na loja ou concessionária. Tenha claro qual é o automóvel que atende às suas necessidades e cabe no orçamento. Para isso, abra o celular e busque pelo modelo. Assim, você saberá qual é o real valor do veículo na tabela FIPE e o preço médio de comercialização.

2 – Faça uma investigação – Depois de você ter visto se o preço estava de acordo, além da pesquisa da placa, é necessário ver o número do renavam para consultar irregularidades como dívidas, impostos atrasados, multas, entre outros problemas. Use como aliados os aplicativos do DETRAN, Sinesp ou Secretaria da Fazenda onde é possível consultar os débitos. Se o veículo não tiver problemas já pode partir para o próximo passo.

3 – Faça um test-drive – Antes de fechar o negócio faça um test-drive no modelo. Com isso, poderá saber se o carro tem algum problema como barulhos estranhos, por exemplo, ruídos do motor ou de suspensão. Não dê só uma voltinha: rode um pouco com o carro pelas ruas e avenidas e fique atento. Ligue a central multimídia para ver se todos os comandos estão funcionando de maneira correta e veja se os botões do volante estão funcionando plenamente. Ligue o ar-condicionado para ver se está gelando, entre outros acessórios. Se algo não estiver funcionando bem negocie o preço e peça um desconto.

4 – Faça uma inspeção veicular – Fez o test-drive e gostou do carro? Calma, ainda não feche o negócio. Faça uma inspeção veicular para saber se o carro já foi batido, se todas as peças são originais, e qual o histórico correto daquele carro. Desta forma, você saberá o real estado do veículo. Faça a vistoria do tipo cautelar no carro para obter esse histórico completo.

5 – Formas de pagamento – Se você for pagar o carro à vista é ótimo, uma vez que poderá negociar melhor. Uma aprovação de crédito com o banco também vai permitir negociar melhor com o dono do carro. Por isso, fique sempre atento para a forma que você vai utilizar para pagar. Ela pode te ajudar a ter mais descontos. Ah! Pesquise outras formas de financiar o carro e não só a que a loja oferece. Pesquise no seu próprio banco ou na internet. As lojas tendem a oferecer o financiamento que é vantajoso para elas e nem sempre para o cliente.

6 – Proteção veicular – A Carsystem oferece Planos de Proteção com preços acessíveis, sem análise de perfil, sem franquia e aceita qualquer tipo de veículo. Com planos de proteção a partir de R$ 1,99 ao dia com Assistência 24 com Guincho e Instalação GRÁTIS.

Carsystem – 06 de outubro de 2021

Quer ajuda para cotar?

Não importa se é veículo de passeio ou de trabalho. A gente valoriza a sua conquista tanto quanto você.