Manter a manutenção de uma motocicleta é mais barato e mais simples do que um automóvel, o que tem feito pessoas largarem o carro por uma motocicleta. Por isso, o Blog da Carsystem separou seis dicas de ouro que podem deixá-la sempre conservada.
1 – Mantenha os pneus calibrados – A calibragem dos pneus é muito importante para melhorar a segurança, o bom desempenho do motor e o consumo de combustível. Por isso, calibre os pneus a cada quinze dias.
2 – Trocar o óleo do motor – Trocar o óleo no tempo correto é de extrema importância para manter o pleno funcionamento do motor. Geralmente os prazos são de 1 mil Km ou a cada seis meses. Neste caso, o que vier primeiro.
3 – Olhar o nível do óleo do motor – Não basta só trocar o óleo do motor é preciso ficar atento com o nível do óleo do motor entre uma troca e outra. Essa checagem deve ser semanalmente com o motor aquecido e com a moto na posição vertical. Ao colocar outro lubrificante não ultrapasse o limite máximo, uma vez que o excesso de óleo pode prejudicar o motor.
4 – Troque o filtro de óleo – Sempre quando trocar o óleo do motor também faça a substituição do filtro de óleo do motor. Caso não faça isso, o filtro velho joga sujeira no óleo novo e prejudicará a limpeza do propulsor.
5 – Substitua o filtro de ar – Além do lubrificante, trocar o filtro de ar é de extrema importância para o funcionamento do motor. Essa peça deve ser substituída a cada 1 mil quilômetros.
6 – A corrente deve estar lubrificada e ajustada – Antes de fazer a lubrificação das correntes olhe no manual da motocicleta, que informará o tempo certo de fazer esse procedimento. Geralmente, essas peças devem receber óleo a cada 500 quilômetros. Ao fazer isso, você evitará desgaste e, também, aumentará a vida útil das correntes. Além disso, aproveite para ajustá-las. O manual irá mostrar qual é folga máxima permitida, ou seja, assim você saberá o momento exato de fazer a manutenção.
Carsystem – 20 de setembro de 2021