A blindagem automotiva não é um assunto complicado e novas tecnologias tornaram a proteção balística mais leve e eficiente. Basicamente, quanto maior for o nível de proteção maior será a proteção contra os disparos de armas de fogo. Além disso, algumas especificações como a espessura de certos materiais mudam de acordo com os níveis.
Há cerca de 15 anos a proteção balística acrescentava cerca de 200 kg ao carro. Hoje em dia um carro blindado tem cerca de 80 kg a mais por conta da proteção. Assim, muita gente passa a olhar para o carro blindado com outra perspectiva. Antes destinado a carros de luxo, a blindagem hoje é feita em carros médios e até compactos. Essa proteção balística tem 3 níveis diferentes. Saiba quais são e suas curiosidades
Nível I: neste caso a proteção é para armas de fogo de baixo calibre, além de utilizar uma proteção de Armura que utiliza como base o Kevlar, um tecido resistente e flexível.
Nível II: este nível já suporta armas de fogo de baixo e médio porte, uma vez que utiliza mantas de aramida pela carroceria do veículo.
Nível III-A: este nível tem proteção para armas de calibres um pouco mais fortes do que o Nível II. Além disso, utiliza a tecnologia Udura, que tem como base compostos de fibra de carbono, que reduz em até 50 kg o peso da blindagem sem perder a proteção.
Antes de adquirir um carro blindado saiba que ele precisa de uma documentação específica. Escolha bem a empresa de blindagem que tenha certificado expedido pelo exército e licenças para fazer esse trabalho. O preço médio de uma blindagem hoje em dia varia entre R$ 70 e R$ 120 mil.
Carsystem 4 de abril de 2021