Andar com crianças no carro pode ser sempre um desafio. Por isso é preciso ficar atento com a segurança dos pequenos e evitar multas. O Blog da Carsystem traz algumas dicas preciosas para ter um passeio tranquilo com a molecada.

Antes das dicas, é fundamental saber que segundo o Código de Trânsito Brasileiro, crianças com menos de 10 anos não devem sentar no banco da frente. Caso, não cumpra a lei, o motorista poderá ser penalizado com uma multa gravíssima.

Bebê conforto e Cadeirinha: se a criança tiver 1 ano ou até 13 kg ela deve utilizar o bebê conforto virado sempre de costas para o banco da frente, o que evita ferimentos na cabeça ou no pescoço em caso de um acidente. Também é recomendável que seja instalado na região central do banco traseiro. Agora, se o seu pequenino tiver 1 ano e um mês até 4 anos com peso entre 9 kg e 18 kg deve-se utilizar a cadeirinha. Neste caso, ela deve ser instalada de frente para o banco dianteiro, o que é o contrário da posição do bebê conforto.

Banco de elevação: para a criançada com idade superior a 4 anos com o peso entre 18 kg e 36 kg devem utilizar o banco de elevação, ou também, conhecido como assento de elevação. Esse equipamento é utilizado para quem ainda não atingiu o tamanho suficiente para ajustar o cinto de segurança de maneira correta.

Sentar no banco traseiro: já criança que tem 10 anos pode sentar sem nenhum equipamento no banco traseiro. Contudo, não pode ir no banco da frente. Além disso, se a criança tiver 1,45 m de altura será preciso usar o banco de elevação como exige o CONTRAN.

Adulto sempre atento: pois bem, não basta apenas instalar bem os equipamentos de segurança, também tem que ficar de olho nas crianças. Desta forma, é recomendável que sempre tenha um adulto no banco traseiro. Além de evitar que o motorista fique distraído, pode dar aquela animada ou bronca caso a criança esteja fazendo muita bagunça. Também ficará atento se a cadeirinha, o banco de elevação ou o bebê conforto se movimentam com o balanço do carro.

Escolha um carro com ISOFIX: antes de comprar um veículo veja se ele tem o sistema de segurança ISOFIX, que permite a instalação dos equipamentos de segurança de uma maneira prática e, também, segura. Inclusive, carros a partir de 2020 já saem de fábrica com esse dispositivo.

Além disso, vale sempre ter cuidado com obstáculos, buracos e valetas, para uma viagem mais confortável. Vale checar também se as portas estão travadas e os vidros fechados.

Carsystem 14 de março de 2021

Quer ajuda para cotar?

Não importa se é veículo de passeio ou de trabalho. A gente valoriza a sua conquista tanto quanto você.