Ter o carro roubado ou furtado é uma situação muito desagradável, uma vez que a pessoa fica mentalmente vulnerável e não consegue relatar corretamente como o automóvel foi subtraído.
Portanto, saber distinguir o que é roubo ou furto é fundamental para registrar o boletim de ocorrência e, também, acionar a proteção veicular o quanto antes.
O roubo é quando um criminoso aborda a vítima e leva o veículo mediante ameaça, violência ou através da diminuição da chance de resistência da vítima. De acordo com o Código Penal brasileiro esse crime está listado no artigo 157. A pena para quem comete fica entre quatro e dez anos de prisão.
Já o furto é totalmente diferente. Pense que você estacionou o veículo na rua e foi dar uma volta no parque, por exemplo. Quando voltou o carro já não estava mais naquele local por ter sido levado por um bandido. Neste caso ocorreu um furto – longe dos olhos do seu proprietário.
Tecnicamente é uma subtração de um bem, sem que o criminoso tenha feito ameaça à vítima. Contudo, é preciso se atentar ao furto qualificado e o furto simples.
O furto qualificado é quando o bandido utiliza chave falsa, equipamentos ou algum item para destravamento do veículo. Se o carro foi arrombado também é considerado um furto qualificado.
Agora, se não tiver nenhum sinal de arrombamento, nada rasgado ou quebrado é um furto simples. Pois bem, é como você deixar o carro com a porta destravada e com chave no contato e alguém abrir a porta e levá-lo. O furto está no artigo 155 do Código Penal.
Agora, que você já sabe a diferença, poderá tomar a medida correta caso tenha o veículo roubado ou furtado. Caso, ainda não tenha uma proteção veicular eficiente e com ótimo custo, a Carsystem conta com planos de proteção veicular a partir de R$ 1,99 por dia. Todos os planos têm rastreador veicular, assistência 24 horas, serviço de busca e recuperação em todo Brasil e a instalação é feita na loja sem nenhum custo. Além disso, tem um alto índice de recuperação do veículo.
Carsystem 16 de março de 2021