O verão é uma época de sol forte, viagens e férias. Contudo, pode ser um momento ruim para o automóvel que sofre com as altas temperaturas, ainda que sua construção já esteja bem adaptada para os trópicos. Desta maneira, o Blog da Carsystem traz uma lista de algumas dicas para evitar que o sol forte prejudique seu automóvel.

Evite altas temperaturas: elas podem ser prejudiciais, uma vez que geram danos nas partes plásticas do interior do veículo, bem como, o couro dos bancos que podem rachar.

Calibração dos pneus: para o carro andar bem e ser econômico, é fundamental manter os pneus calibrados na medida correta. No entanto, as altas temperaturas elevam a calibragem para cerca de 10 libras. Antes de calibrá-lo espere esfriar para não gerar problemas de rachadura na borracha. Claro, se for mal calibrado é sinônimo de alto consumo de combustível.

Proteja a pintura: aquele sol forte é um grande vilão de qualquer pintura automotiva, uma vez que ele racha o verniz e cria manchas no carro. Para isso, o melhor é manter o carro limpo e encerado, o que forma uma proteção contra os raios solares. Não use capa de proteção sob o sol quente, deixe para cobri-lo somente com a lataria fria em local coberto.

Película automotiva: há películas de controle solar para filtrar os raios nos vidros, além de proteger os bancos e as partes plásticas do interior. As películas sempre filtram o sol e ajudam a conservar o carro mais fresco.

Cuidado com o que transporta no interior do carro: produtos que podem manchar os bancos e o acabamento, alimentos de todo o tipo e bebidas podem danificar permanentemente o veículo. Tire os restos e embalagens para evitar que sua decomposição, vazamentos e até a proliferação de insetos prejudiquem sua vida a bordo.

Não saia de casa no sol forte: o sol forte não é apenas prejudicial para os veículos, mas também para nós seres humanos. Portanto, procure sair de casa quando a temperatura estiver mais amena. Quem sofre com baixa pressão, cansaço e vertigem sob o sol não deve dirigir nestas condições.

Carsystem 17 de janeiro de 2021

Quer ajuda para cotar?

Não importa se é veículo de passeio ou de trabalho. A gente valoriza a sua conquista tanto quanto você.